VLT de Salvador: Nova licitação, novos desafios. Quem vai ficar com a obra?

Destaque Notícias

O prazo para a submissão de propostas referentes às obras do VLT de Salvador foi prorrogado até o final de março, conforme divulgado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB) no Diário Oficial do Estado. Inicialmente programado para 12 de março, o limite foi adiado para 25 de março.

A seleção da nova empresa responsável pelas obras do VLT na capital baiana está em andamento e parece enfrentar desafios para ser concluída. O Edital de Licitação nº 023/2023 foi publicado em dezembro do ano passado, e o prazo original era até a próxima terça-feira (12).

O processo licitatório teve início em outubro, quando o governo da Bahia e o consórcio Skyrail Bahia optaram por rescindir o contrato para a construção do VLT, após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual e recomendação da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia.

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) formou um Grupo de Trabalho (GT) para analisar a compra de vagões e locomotivas do VLT do Mato Grosso pelo governo baiano, com o objetivo de utilizá-los no VLT do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Quanto à decisão sobre a empresa responsável pela obra, há indícios de que as empreiteiras baianas Odebrecht/Novonor e OAS/Metha possam integrar o novo consórcio, juntamente com uma terceira empresa. O espaço destinado ao novo VLT já tem uma empresa designada para realizar a preservação, limpeza e manutenção, conforme confirmado pela CTB. Essas atividades ocorrerão na faixa de domínio do Sistema Ferroviário de Salvador/Simões Filho, do bairro da Calçada até Mapele, na cidade de Simões Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *